NOVEMBRO AZUL: DIAGNÓSTICO PRECOCE PODE AUMENTAR AS CHANCES DE CURA

Ilumiol CASCAVEL / PR
Ilumisol CASCAVEL / PR
Compartilhe:
Imagem 1

Atualmente, o cuidado com a saúde do homem enfrenta a falta de regularidade das consultas médicas, dos exames e o preconceito. No que diz respeito ao câncer de próstata, os tabus são ainda maiores devido ao exame de toque retal. Mas, esse receio pode ser refutado com o seguinte alerta: quem se submete aos exames tem até 95% de chances de cura, caso seja diagnosticado precocemente.

Conforme as informações levantadas pelo Instituto Nacional do Câncer (Inca), o câncer de próstata é a segunda maior causa de morte por câncer de homens no Brasil, ficando atrás do câncer de pele não-melanoma. Segundo o Inca, a cada seis brasileiros um manifestará a doença ao longo da vida. Pelo mundo, existem mais de 2 milhões de casos espalhados. 

“A nível mundial: um a cada nove homens serão diagnosticados com câncer de próstata durante a vida. A doença é bem comum em pessoas da terceira idade. De cada 10 casos diagnosticados, seis são pessoas maiores de 65 anos. Apesar de ser um câncer muito comum, essa doença tem uma taxa de cura muito alta”, comenta o urologista Dr. Fábio Scarpa. 

Se você, homem, já cuida da sua saúde, aproveite a ocasião do Novembro Azul para intensificar os cuidados. Como? Realize acompanhamento médico regularmente, faça exames de sangue, pratique exercícios físicos, tenha hábitos alimentares saudáveis e, principalmente, mantenha-se longe de alguns fatores de risco que podem desencadear essa doença. 

Frente à essa realidade de mobilização aos cuidados da saúde do homem, a Ilumisol Energia Solar, inicia uma campanha de conscientização sobre o Novembro Azul destinada ao seu público com o tema “Homem de atitude, cuida da saúde”, uma ação que serve de alerta para o diagnóstico precoce do câncer de próstata.   

“É um tipo de câncer fácil de curar, desde que seja diagnosticado no começo. Dificilmente quem faz o exame todos os anos irá morrer de câncer de próstata, a chance é muito pequena, geralmente os que morrem dessa doença são aqueles homens que só procuram o médico para fazer o exame quando já estão sentido algum sintoma”, relata Dr. Fábio Scarpa. 

Sintomas e tratamentos

Quando o câncer de próstata está na fase inicial, geralmente, não se manifestam sintomas. O homem não sente absolutamente nada. Na avaliação do urologista Dr. Fábio Scarpa, “o exame de próstata deve ser feito a partir dos 45 ou 50 anos, levando em consideração os fatores individuais de risco, pois se o paciente for esperar desenvolver e apresentar algum sintoma, e se o sintoma for constatado que faz parte de um quadro clínico do câncer de próstata, provavelmente, esse câncer estará num estágio mais avançado e as taxas de cura diminuem significativamente”, alerta o urologista. 

No entanto, quando a doença está em estágio mais avançado, os sintomas que podem aparecer são: 

- Dificuldade em urinar, muitas vezes com jato fraco ou em gotas; 

- Dor ou ardência ao urinar;

- Vontade frequente de urinar, acordando à noite para urinar;

- Sensação de que a bexiga ainda está cheia, mesmo após urinar;

- Urina escura devido à presença de sangue;

- Dor ao ejacular e sêmen escurecido. 


Diagnóstico 

O diagnóstico do câncer de próstata é realizado por meio de uma consulta clínica, onde o médico especialista irá fazer a anamnese do paciente (conhecer o histórico e os sintomas do paciente). Logo depois podem ser feitos dois tipos de testes para rastrear o câncer de próstata: 

  • Exame retal digital (DRE). Durante uma DRE, o médico insere um dedo com luva, lubrificante em seu reto para examinar a sua próstata, que fica ao lado do reto. Se o seu médico encontrar qualquer anormalidade na textura, forma ou tamanho da glândula, você precisará de mais exames. 
  • Teste do antígeno especifico da próstata (PSA). Uma amostra de sangue é retirada de uma veia em seu braço e analisada o quanto ao PSA, uma substância produzida naturalmente pela próstata. É normal que uma pequena quantidade de PSA esteja em sua corrente sanguínea. No entanto, se um nível mais alto do que o normal for encontrado, pode indicar infecção da próstata, inflamação, aumento ou câncer. 

O teste de PSA combinado com DRE ajuda a identificar o câncer de próstata em seus estágios iniciais. 

“Grande parte das pessoas acreditam que só fazer o exame de sangue (PSA) é o suficiente, mas não é. O PSA é importante, porém o exame deve ser feito junto com a do toque. É fundamental ressaltar que o PSA não detecta o câncer de próstata em todos os pacientes. Para ter uma ideia, cerca de 17% dos homens que tem câncer de próstata apresenta o teste de PSA normal, ou seja, se não fizer o toque não será encontrado o câncer. Com a alteração do PSA e do exame de toque, é necessário ser feita a biópsia para constatar o diagnóstico de câncer de próstata”, finaliza o Dr. Fábio Scarpa. 

Então, homens! Tenham atitude e seja o protagonista da sua saúde.

Fontes: Inca e Oncoguia 

Ilumisol Energia Solar

Você conhece as vantagens da energia solar

Um sistema gerador de energia solar fotovoltaico é um conjunto de módulos solares, que podem ser instalados no telhado ou solo, captando a irradiação do sol e enviando para o inversor transformar em energia elétrica e de forma mais econômica para o seu bolso. As previsões apontam que, em 2024, o Brasil terá aproximadamente 887 mil sistemas de energia solar (On Grid) instalados por todo território brasileiro. Fica evidente que a energia solar é estratégica ao País, tanto em termos econômicos, quanto sociais e ambientais. Para quem não entende pode até parecer complicado, mas confiando na maior empresa de Energia Solar do Brasil, fica muito fácil.

Você terá a redução de até 95% na sua conta de luz (clique e confira), estará valorizando seu imóvel, estará protegendo-se dos aumentos frequentes nas tarifas de energia elétrica e estará ajudando o planeta evitando o desperdício dos recursos naturais.

Todos as nossas instalações seguem rigorosamente um padrão de qualidade, contamos com uma equipe especializada de engenharia que realiza o seu projeto, a instalação e o acompanhamento de todo processo com monitoramento. Conte com sistemas geradores de energia solar fotovoltaicos devidamente homologados, produtos com garantia e com as melhores marcas do mercado.
Com a Ilumisol Energia Solar o seu investimento é fácil e rápido, através dos 07 passos do sistema “Chave na Mão”, realizamos desde o dimensionamento, analisando a viabilidade do seu projeto, aprovação de contrato, orçamento e linhas de financiamento e formas de pagamento, encaminhamento de documentação e homologação junto à concessionária, a execução da instalação sem ocorrer o corte de energia, a ativação e monitoramento. Vem com a Ilumisol e comece a gerar a sua própria energia com segurança.

Obras Realizadas

+ de

00.000

Obras

mWp Instalados

+ de

000

MWp Instalados

Módulos Instalados

+ de

0

Módulos Instalados

gWh Gerados Mensalmente

+ de

00.0

GWh Gerados Mensalmente

R$ 0 por mês de economia gerada pelos sistemas da Ilumisol aos seus clientes.