França inaugura trecho de estrada pavimentada com painéis solares

Ilumiol CASCAVEL / PR
Ilumisol CASCAVEL / PR
Compartilhe:
Imagem 1

Trata-se de um projeto pioneiro que prevê alimentar a iluminação pública de uma cidade de 5 mil habitantes.

No entanto, este projeto recebeu as críticas de diversas organizações ambientalistas que consideram seu custo, 5 milhões de euros, exagerado para a quantidade de energia que pode produzir.

A ministra do Meio Ambiente, Ségolène Royal, encarregada de inaugurar a infraestrutura, afirmou que trata-se de uma ideia que vai em linha com a transição energética do país rumo às energias renováveis.

Segundo seu departamento, este tipo de painéis solares estão especialmente concebidos para suportar o peso de qualquer veículo, incluído o de caminhões, e garantir a aderência dos pneus.

A França tem um milhão de estradas e asfaltando um quarto das mesmas, o país alcançaria sua independência energética.

Pelo trecho inaugurado hoje, um quilômetro de uma estrada departamental que conduz ao município normando de Tourouvre-au-Perche, calcula-se que circulem 2 mil automobilistas de meia por dia.

Segundo os cálculos dos responsáveis do projeto, o trânsito ocupa a estrada apenas 20% do tempo, por isso que não lhe priva de muita exposição solar.

Os 2.800 metros quadrados asfaltados com este material especial na Normandia são o resultado de cinco anos de testes com pequenos lances instalados em estacionamentos ou diante de edifícios públicos.

Algumas associações ecologistas criticam que com este tipo de obras, o governo busque um efeito sem autênticos progressos.

“Sem dúvida é um avanço técnico, mas para desenvolver as energias renováveis há outras prioridades do que este brinquedo que sabemos que é muito caro, mas não funciona bem”, disse ao jornal “Le Monde” o vice-presidente da Rede para a Transição Energética (CLER), Marc Jedliczka.

Com efeito, o preço do quilowatt produzido nesta via solar é de uns 17 euros, frente aos 1,3 euros para a geração de em uma instalação fotovoltaica em um telhado.

Os especialistas destacam que as instalações inclinadas são mais eficientes na hora de produzir eletricidade, uma desvantagem desta iniciativa, pois está em posição horizontal.

Sem contar com a resistência real destes painéis da estrada para a passagem dos veículos, o clima e outras circunstâncias.

Os responsáveis do projeto sustentam que o trecho inaugurado hoje é uma prova de que o preço da infraestrutura diminuirá à medida que aumente a demanda, o que barateará também o custo da energia produzida.

Em 2020, disseram, o preço do quilowatt produzido em uma estrada solar será similar ao de outra usina de energia solar.

        

Ilumisol Energia Solar

Você conhece as vantagens da energia solar

Um sistema gerador de energia solar fotovoltaico é um conjunto de módulos solares, que podem ser instalados no telhado ou solo, captando a irradiação do sol e enviando para o inversor transformar em energia elétrica e de forma mais econômica para o seu bolso. As previsões apontam que, em 2024, o Brasil terá aproximadamente 887 mil sistemas de energia solar (On Grid) instalados por todo território brasileiro. Fica evidente que a energia solar é estratégica ao País, tanto em termos econômicos, quanto sociais e ambientais. Para quem não entende pode até parecer complicado, mas confiando na maior empresa de Energia Solar do Brasil, fica muito fácil.

Você terá a redução de até 95% na sua conta de luz (clique e confira), estará valorizando seu imóvel, estará protegendo-se dos aumentos frequentes nas tarifas de energia elétrica e estará ajudando o planeta evitando o desperdício dos recursos naturais.

Todos as nossas instalações seguem rigorosamente um padrão de qualidade, contamos com uma equipe especializada de engenharia que realiza o seu projeto, a instalação e o acompanhamento de todo processo com monitoramento. Conte com sistemas geradores de energia solar fotovoltaicos devidamente homologados, produtos com garantia e com as melhores marcas do mercado.
Com a Ilumisol Energia Solar o seu investimento é fácil e rápido, através dos 07 passos do sistema “Chave na Mão”, realizamos desde o dimensionamento, analisando a viabilidade do seu projeto, aprovação de contrato, orçamento e linhas de financiamento e formas de pagamento, encaminhamento de documentação e homologação junto à concessionária, a execução da instalação sem ocorrer o corte de energia, a ativação e monitoramento. Vem com a Ilumisol e comece a gerar a sua própria energia com segurança.

Obras Realizadas

+ de

00.000

Obras

mWp Instalados

+ de

000

MWp Instalados

Módulos Instalados

+ de

0

Módulos Instalados

gWh Gerados Mensalmente

+ de

00.0

GWh Gerados Mensalmente

R$ 0 por mês de economia gerada pelos sistemas da Ilumisol aos seus clientes.