Crise hídrica: qual o papel da energia solar em situações como essa?


Texto criado em 11/05/2022 - 15:34:03hrs

0

Ano passado, o Brasil sofreu uma das maiores crises hídricas de sua história, com os níveis de reservatórios de água de todo o país atingindo recordes mínimos que não eram vistos há décadas.

Como se a falta de água para consumo já não fosse uma péssima notícia, o Brasil possui ainda um outro problema em particular que afeta a vida de milhões de brasileiros. A energia elétrica que consumimos aqui, é gerada em sua maior parte por usinas hidrelétricas, que necessitam de água em abundância para gerar energia.

Porém, com a baixa nos níveis dos reservatórios das principais usinas hidrelétricas do país, podemos imaginar que a demanda energética não poderia ser suprida. E então, foi aí que as vilãs da energia elétrica tiveram de entrar em cena: as usinas termelétricas.


Usinas termelétricas

As usinas termelétricas geram energia por meio do calor, e para que possam alimentar esse calor, as usinas utilizam combustíveis fósseis como carvão e derivados do petróleo. Isso é simplesmente péssimo para o meio ambiente, pois a ativação dessas usinas libera toneladas de CO² na atmosfera, o que contribui para o agravamento do aquecimento global.

Como se isso por si só já não fosse ruim, o custo de operação destas usinas termelétricas é extremamente alto, e quem paga a conta somos nós consumidores. Por isso, em 2021 e em 2022, vimos a conta de luz tão cara como não víamos há muito tempo, tendo até sido criada uma Bandeira Tarifária de Escassez Hídrica, ainda mais cara do que a Bandeira Vermelha Patamar II, bandeira tarifária mais cara até então.


Mas onde a energia solar entra nessa história?

A energia solar fotovoltaica vem se espalhando com rapidez no Brasil, com milhões de unidades consumidoras (UCs), já tendo aderido ao modelo de Geração Distribuída Fotovoltaica (GDFV), modelo onde se utiliza um sistema de energia solar para suprir a própria demanda de consumo da UC.

Com essa grande expansão, a energia solar fotovoltaica tem o poder de diversificar a matriz energética do país, podendo reduzir drasticamente a dependência de altos níveis nos reservatórios de água do Brasil para suprir a demanda de energia elétrica.

Isso acontece pois, quanto mais unidades consumidoras (UCs) tiverem a capacidade de suprir a sua própria demanda de energia elétrica, menos dependeremos de grandes hidrelétricas para gerar energia para toda essa demanda.


Sustentabilidade e economia

Além da energia solar contribuir com a sustentabilidade do planeta, pois não libera gases do efeito estufa na atmosfera, unidades consumidoras que possuem um sistema fotovoltaico podem atingir uma economia de até incríveis 95% na conta de luz. É isso mesmo, já se imaginou pagando só 5% do que você paga atualmente?

Isso é totalmente possível, pois ao instalar um sistema que supre toda a sua demanda, você passa a pagar somente a taxa mínima e encargos da conta de luz, com todo o seu consumo sendo “abatido” pela energia gerada pelo seu sistema. Incrível, não é mesmo?


Você pode contribuir com essa revolução sustentável que o planeta tanto precisa, e ainda de quebra se livrar dos aumentos na conta de luz e economizar muito, venha fazer parte deste movimento!

Solicite um orçamento GRATUITO.


GALERIA DE IMAGENS

ARTIGOS RELACIONADOS

01/08/2022

Ilumisol volta com agenda de treinamentos presenciais para franquias

O mês de julho foi marcado pela volta dos treinamentos presenciais da Ilumisol Energia Solar. As unidades de Uruaçu (GO); Rio Verde (GO); Luiz Eduardo Magalhães (BA); Imperatriz (BA); Curitiba (PR); Araguaína (TO) e Palmas (TO) foram as primeiras a receberem a capacitação.

Nos dias 15, 16 e 17 de julho, os treinamentos foram realizados na cidade maranhense de Imperatriz. Já nos dias 17, 18 e 19 de julho foi a vez da capital São Luís, receber os treinamentos. 

O conteúdo programático foi todo estruturado em temas como: comportamental, comercial, técnico (inversores) e Demanda Contratada com a equipe de instrutores da Matriz. 

“Ficamos 2 anos sem os treinamentos presenciais e nada mais Energizante que estamos juntos novamente, interagindo, confraternizando desenvolvendo atividades práticas, trocando informações e experiências, isso é muito inspirador. A pandemia deixou o EAD mais forte, mas nada substitui o olho no olho, que venham os próximos”, afirma a analista do setor de Treinamentos e Desenvolvimento, Gisley Pepice. 

21/06/2022

Como fica a geração de energia na estação mais fria do ano?

O inverno, amado por uns e odiado por outros, oficialmente se inicia hoje. E quando o assunto é geração de energia solar no inverno, muitos acreditam que o sistema não funciona nesta estação ou até mesmo que reduz a capacidade de eficiência. No entanto, tudo isso não passa de mitos. 

Embora os efeitos dessa estação não tenham muita influência de maneira intensa em determinadas regiões do nosso país tropical, como por exemplo, Norte e Nordeste, aproveitamos a ocasião para esclarecer de uma vez por todas as dúvidas mais comuns sobre a geração de energia solar no inverno. 

Primeiramente, é preciso deixar claro que as temperaturas baixas não interferem na geração de energia. A radiação solar existe SIM no inverno e em dias nublados. Assim, como em qualquer outro equipamento, todo o sistema fotovoltaico funciona bem no frio. 

Durante o inverno, não há perda de geração de energia. O que pode acontecer é que, em virtude, da menor duração do dia nessa estação e dependendo do ângulo do sol, seja gerada menos energia do que no verão. Mas, o sistema não deixa de gerar energia em nenhum segundo. 

O inverno ainda é um bom momento para a geração de energia solar. A tecnologia fotovoltaica é capaz de converter de maneira mais eficiente a luz do sol em energia quando está mais fria. 

É nesse período de frio que o consumo de energia elétrica aumenta bruscamente. Sem dúvidas um dos grandes vilões que faz a conta de luz disparar é o chuveiro no modo inverno, pois consome altas cargas para aquecer a água fria que vem da rua. 

Mas, fique tranquilo (a), pois o grande consumo de energia não será um problema, isso porque, a menor geração de energia solar no inverno será compensada em outras estações, conforme já anteriormente calculado pela equipe responsável pela instalação do sistema. 

Investir em um sistema fotovoltaico pode resultar em economia para o consumidor, gerando toda essa energia de maneira limpa e podendo reduzir em até 95% da sua conta de luz. 

E você, quer contar com uma economia dessas em todas as épocas do ano? 

Não deixe passar mais essa chance de economizar por meio da energia solar. Solicite agora mesmo um orçamento sem compromisso e veja como será sua economia com a tecnologia fotovoltaica. 

03/06/2022

IPCC aponta energia solar como recurso chave para a diminuição do aquecimento global

Antes de tudo é preciso deixar claro para você, leitor, que a sigla IPCC é uma abreviatura para Painel Intergovernamental de Mudanças Climáticas, que tem como missão reunir os cientistas climáticos mais renomados do mundo para tratar do plano de resgate para a humanidade com soluções climáticas quem podem e devem ser colocadas em ação a “toque de caixa”. 

Mas, você deve estar se questionando: um assunto atual tão debatido e as ações propostas para enfrentar a crise climáticas ainda não surtiram efeitos. É exatamente aí que quero chegar: as atitudes dos líderes mundiais e o setor financeiro tomadas até agora para encarar esse problema de uma vez por todas é infelizmente insuficiente.

São necessárias muitas outras ações e é preciso agir o mais rápido possível. Até porque estamos vivendo em uma década decisório para o clima, onde só nos resta uma saída: agimos de uma vez por todas ou a vida no planeta continuará sendo impiedosamente afetada.  

Entre os cenários ideais para reduzir mais da metade das emissões globais até 2030 seria cumprir o Acordo de Paris (tratado mundial feito em 2016). Nestes oito anos de situação crítica, as maiores reduções de emissões globais viriam a partir da transição justa para energias renováveis.

O painel aponta que o investimento em energia solar, por exemplo, é uma das fontes renováveis que, com toda certeza, já está entregando resultados satisfatórios e irá contribuir ainda mais com o clima do planeta. Sem contar na economia que a energia solar traz para a conta de luz dos consumidores e na grande geração de empregos que aquece e injeta investimentos na economia. 

Há muito trabalho a ser feito e desafios a serem superados (e não são pequenos). O compromisso e a conscientização em reduzir a emissão de combustíveis fósseis, deve partir de Países, empresas e todos da sociedade que se preocupam socioambientalmente com a natureza. 

Comece com atitudes significativas, como adquirindo seu próprio sistema fotovoltaico com a Ilumisol Energia Solar e gerar energia de maneira limpa, renovável e sustentável. 

Solicite agora mesmo seu orçamento: www.ilumisolenergiasolar.com.br 

10/05/2022

ILUMISOL ENERGIA SOLAR É PRESENÇA CONFIRMADA NA APAS SHOW 2022

Empresa apresenta suas últimas soluções, novidades, tendências para o segmento supermercadista

O supermercado é um lugar onde as pessoas criam laços, vivem novas histórias e experiências com marcas e produtos. Mas, antes de tudo isso acontecer, tem um lugar onde empresas supermercadistas e indústrias se encontram para escreverem histórias de sucesso. 

E a Ilumisol Energia Solar, a empresa referência em sistemas fotovoltaicos do segmento no Brasil, está preparada para participar da APAS SHOW 2022, reconhecido como o maior evento supermercadista do mundo, que será realizado entre os dias 16 e 19 de maio, na Expo Center Norte, na capital paulista.

Neste ano, o evento apresenta seu novo conceito “Além de Alimentos”, que reflete seu posicionamento de oferecer absolutamente tudo de mais relevante para o setor, desde alimentos e bebidas até tecnologia, inovação e muito mais. 

A APAS reúne os maiores players da cadeia produtiva nacional voltado para quem quer fazer negócios, networking, acompanhar novidades, lançamentos e compartilhar conhecimento no Congresso de Gestão que este ano trará como tema da sua 36º edição “O essencial é humano”. 

Mais do que uma feira, a APAS SHOW é uma verdadeira fonte de negócios por meio do relacionamento com expositores, geração de conexões e das diversas palestras com profissionais de ponta do setor supermercadista. 

E para tanto, o estande da empresa, não poderia ser diferente. Com um layout moderno, ressaltando uma aparência futurística, o espaço espera receber um grande público para conhecerem sobre a energia solar e os benefícios para o seu comércio, varejo ou indústria. 

Entre as vantagens, a economia de até 95% na conta de luz, a utilização de uma fonte sustentável alinhada ao marketing verde do seu negócio, um dos atrativos que impulsiona o consumidor a efetivar a compra. 

Buscando uma melhor experiência para o cliente, o segmento supermercadista já entendeu que esta tecnologia (sistemas fotovoltaicos) pode ser uma aliada na experiência de compra. 

Para a APAS SHOW 2022, a Ilumisol Energia Solar vai trazer muita tecnologia e eficiência que é capaz de atender desde pequenas a grandes empresas do mercado varejista. 

Visite o estande da Ilumisol Energia Solar que estará localizado na Rua 4/5 B Nº 139 – Pavilhão Azul.

02/05/2022

Agrishow 2022: em edição recorde, Ilumisol colheu resultados de SUCESSO!

Por de trás de toda boa safra, têm muitas mãos, corações, trabalho e dedicação. E quando tudo isso é tocado pelos raios brilhantes do sol, é claro, que o resultado não poderia ser outro senão o SUCESSO! 

Foi assim, mais uma vez, a participação da Ilumisol Energia Solar durante a semana da Agrishow 2022, a Feira Internacional de Tecnologia Agrícola em Ação, ocorrida entre os dias 25 e 29 de abril, em Ribeirão Preto/SP. 

Em uma edição recorde, a feira recebeu a visita de mais de 193 mil pessoas que realizaram bons negócios, estamos falando aqui de bilhões de negociações que foram iniciados no evento. 

Entre os estandes mais procurado estava da empresa que “azulou” a Agrishow: a Ilumisol Energia Solar. Milhares de pessoas passaram pelo estande em busca de uma solução econômica, sustentável, renovável e limpa. 

A energia solar atraiu a atenção de todos que conheciam a estrutura da Ilumisol, sem contar nas novidades e atrações que a empresa referência no mercado fotovoltaico preparou e trouxe para a Feira. Agora, a Ilumisol é a única empresa do segmento solar oferecer 2 anos de seguro totalmente gratuito. 

Outro ponto alto foi a exposição do Carport – estrutura de fixação metálica que suporta os módulos fotovoltaicos, aonde o carro elétrico da Ilumisol estava estacionado. A inovação despertou o interesse dos visitantes em saber um pouco mais dessa facilidade. 

Segundo o Diretor Comercial da Ilumisol, Maurício Diniz a feira foi um sucesso fantástico em todos os detalhes. “Realizamos mais de 400 negócios, mais de 90 milhões convertidos. Meu agradecimento especial a você consumidor pela confiança em nosso produto e nossa marca”, salienta Diniz. 

A cliente Cristina Carvalho, visitou o estande da Ilumisol na Agrishow de 2019 e investiu em seu próprio sistema de energia solar. Ela ficou tão satisfeita que voltou para implementar outro sistema na casa do seu filho. 

“Eu fui super bem recebida no estande de vocês que é muito amplo, o espaço que é bem legal. Parabéns Ilumisol pelo trabalho que vocês desenvolvem. Estou muito satisfeita, tanto é que voltei para fazer outro sistema vocês”, salienta Cristina. 

A Ilumisol agradece a cada um que dedicou um pouco do seu tempo para nos visitar e esperamos que tenham saído da Agrishow com a sensação de que sim, é possível tornar o mundo mais econômico e sustentável por meio da energia solar. 

Nos encontramos na próxima edição! Até logo!

25/04/2022

Energia solar ganha mais notoriedade em feiras de agronegócio

Procura pela fonte sustentável aumenta cada vez mais entre empresas e homens do campo 

Da Assessoria com colaboração da Agrishow

Ribeirão Preto/SP - De 25 a 29 de abril, em Ribeirão Preto, interior de São Paulo, acontece presencialmente a 27º Agrishow 2022 – Feira Internacional de Tecnologia Agrícola em ação, um dos maiores eventos internacionais de tecnologia e inovação para o setor de agronegócio. E, é claro, que a Ilumisol Energia Solar, empresa referência em sistemas fotovoltaicos no mercado estará presente neste evento. 

Com o crescimento da energia solar e o interesse das empresas por sustentabilidade, foi estabelecido uma parceria entre a Ilumisol e a organização da Agrishow, que contará com parte da sua energia elétrica gerada por meio da energia solar, sistemas fotovoltaicos instalados pela Ilumisol. 

Segundo a organização do evento, a Agrishow 2022 conta com 520 mil m² de área e espera receber mais de 150 mil visitantes do Brasil e do exterior. As expectativas de negócios são positivas para esta edição. Em 2019, o volume de negócios chegou a R$ 2,9 bilhões. Nesta edição, a feira deverá gerar cerca de 5 mil empregos diretos e indiretos. 

Conforme a organizadora do evento, Liliane Bortoluci, diretora da Informa Markets cerca de 800 empresas do Brasil e do exterior devem expor neste evento. A feira reunirá a cadeia de produção do agro nacional para apresentar as principais novidades tecnológicas do setor, a fim de atender todas as demandas do produtor rural e, em simultâneo, ampliar a competitividade do segmento. 

“Gerar conexões, fazer networking e criar experiências com maior amplitude aos participantes, que podem ser, inclusive, de fora do país. Esse tipo de evento traz ao público uma nova experiência de imersão, mantendo-os conectado ao seu negócio por um tempo muito maior, aumentando as possibilidades de relacionamento com esses participantes”, salienta Liliane Bortoluci. 

Na avaliação do gerente comercial, Luiz Claudio Werner, a Agrishow é uma chance de criar relacionamentos estratégicos e somado ao know-how e expertise que a Ilumisol Energia Solar possui em instalações fotovoltaicas nas propriedades rurais formam um cenário perfeito para a prospecção de mais clientes.  

 “A Agrishow conecta produtores e fornecedores de novas tecnologias, produtos e serviços num ambiente de extrema energia! Este ambiente somado ao know-how e expertise da Ilumisol Energia Solar, tornam um ambiente perfeito e sinérgico para grandes oportunidades de negócios”, destaca Werner. 

Já na visão da Liliane Bortoluci, a participação e a parceria da Ilumisol na feira é fundamental. “A Ilumisol é uma empresa parceira que faz a diferença, ainda mais em tempos de discussões acerca de escassez de energia, o foco instalação de sistemas solares fotovoltaicos é importantíssimo”, comenta Liliane Bortoluci. 

No estande da empresa, o público poderá conferir a exposição de sistemas completos de energia solar, descobrir sobre a funcionalidade e vantagens da energia solar aplicada à área rural, instalações e obras realizadas, informações específicas, também, aos franqueados e condições especiais para que o cliente possa ter ainda mais acessibilidade e facilidade para gerar a sua própria energia. 

20/04/2022

Produtores rurais utilizam energia solar para aumentar a produtividade agrícola

O homem do campo visualiza no sol uma oportunidade de investimento e economia

Ribeirão Preto/SP – Os fortes raios solares despertam o trabalhador rural em mais um dia de luta e garra para semear os valores sustentáveis e movimentar o agronegócio brasileiro, a engrenagem que sustenta e alimenta milhares de pessoas. 

Mas, para que isso de fato aconteça, muitos agricultores têm observado no sol uma oportunidade de negócio: a energia solar, uma das melhores alternativas em relação ao uso de fontes renováveis, solução muito procurada pelos produtores rurais. 

Visualizando essa oportunidade para expandir os negócios, a Ilumisol Energia Solar, empresa referência em energia solar e destaque no mercado fotovoltaico brasileiro, irá participar nos dias 25, 26, 27, 28 e 29 de abril da Agrishow 2022, uma das maiores feiras agrícolas do mundo.  

A feira é anualmente realizada em Ribeirão Preto, interior de São Paulo. Além de ser palco de lançamento das principais tendências e inovações para o agronegócio. Neste ano, o evento conta com a presença do público e de empresas expositoras, já que no ano passado foi desenvolvido 100% online devido à pandemia da Covid-19. 

O agronegócio é um dos setores que mais utiliza eletricidade para manter a produção das atividades agrícolas, seja nos aviários, no chiqueirão, na pecuária, na irrigação da lavoura, na pecuária de leite e até mesmo para o consumo próprio do pequeno, médio e grande produtor rural. 

Diante de todos esses manejos, que consomem muita energia e cansado de pagar por grandes aumentos na fatura da conta de luz. O agricultor e cliente da Ilumisol Energia Solar, Paulo César, dono de uma fazenda localizada em Guaíra, São Paulo, optou por instalar em sua propriedade 220 módulos fotovoltaicos, gerando uma potência de 72,6 kWp.

 “A instalação da energia solar na fazenda foi uma agregação de valores, pois temos um consumo muito alto e constante de energia elétrica. Tudo o que funciona aqui é por meio do sistema irrigado. Por isso, busquei alternativas para me manter no cultivo agrícola”, comentou o agricultor Paulo César.

Quem já está colhendo economia também é o empresário Marcos Fujiyama, que investiu em um sistema fotovoltaico quando visitou o estande da Ilumisol na Agrishow em 2019. 

“Visitei a Agrishow em 2019 já com o interesse de saber um pouco mais a respeito da energia solar. Conheci o estande da Ilumisol Energia Solar e fui muito bem atendido. O pessoal me explicou sobre os benefícios da energia solar, o retorno do investimento. Diante disso, resolvi instalar a energia fotovoltaica no meu estabelecimento comercial e na minha residência. Estou muito satisfeito com essa solução sustentável, pois reduziu significativamente os custos na conta de luz”, afirmou Fujiyama. 

A Ilumisol desponta no mercado nacional por ser referência em sistemas fotovoltaicos. Por isso, leva para a Agrishow tecnologias de ponta que estão surgindo na área, marcas e equipamentos nacionais e internacionais para compor o sistema fotovoltaico de modo que todo produtor consiga reduzir seus custos com energia elétrica na sua propriedade.  

Visite o estande da Ilumisol Energia Solar e confira o que há de última geração em equipamentos potentes e eficientes de energia solar.

11/04/2022

TecnoShow Comigo: Ilumisol presente em uma das maiores feiras agro

A energia solar ganha cada vez mais notoriedade em feiras do agronegócio e atrai a atenção de produtores rurais 

Seguindo o calendário de feiras voltadas para o agronegócio, a Ilumisol Energia Solar de Rio Verde/GO, esteve presente na 19º edição da feira TecnoShow Comigo, realizada entre os dias 04 e 08 de abril no Centro Tecnológico Comigo (CTC), em Rio Verde, cidade conhecida por ser o celeiro da agropecuária em Goiás.  

Durante toda a semana da feira agropecuária, a Ilumisol apresentou soluções de economia e autonomia por meio dos seus produtos e serviços como, por exemplo, sistemas de energia fotovoltaica, instalação, projeto e um pós-venda bem estruturado. Além disso, prestou informações sobre as vantagens da energia fotovoltaica para o agronegócio, e proporcionou aos visitantes facilidades exclusivas para aquisição de um sistema fotovoltaico. 

Segundo a Agência Internacional de Energia (IEA), em 2022, o uso da energia solar deve ter um crescimento de 30% em todo mundo, inclusive, muitos especialistas do mercado solar acreditam que este será um ano de ouro para essa fonte renovável. E já está sendo, prova disso é o estande da Ilumisol que durante todos os dias de feira esteve repleto de visitantes, visto que a procura por energia solar está muito em alta.  

A todos que visitaram o estande da Ilumisol Energia Solar na TecnoShow Comigo e conferiram os benefícios, as grandes marcas e entenderam como acontece de fato a geração de energia solar, deixamos expresso aqui nosso agradecimento especial a cada um de vocês. Sua presença foi o diferencial e iluminou a nossa participação na feira. 

Ilumisol Rio Verde, o futuro da agricultura a gente faz junto com você! 

GERE SUA PRÓPRIA ENERGIA

Seja para você ou para o seu negócio, a Ilumisol Energia Solar é a solução ideal para você ter seu próprio sistema de energia solar e gerar energia limpa, renovável e sustentável, contribuindo com o meio ambiente, além de garantir a economia que o seu bolso precisava.

Matriz

Avenida Aracy Tanaka Biazetto, nº 6508

Região do Lago - 85.816-455

Cascavel/PR

(45) 3306-8749

www.ilumisolenergiasolar.com.br

CNPJ: 05.592.812/0001-97